No dia 11/10/2011 foi
realizado o II fórum de filosofia, na ocasião um dos grupos de trabalho tratou
sobre as redes sociais na aprendizagem. Mas, precisamos entender como a
tecnologia está mudando nosso cotidiano a ponto de pensarmos se o homem deve se
adaptar às máquinas ou as máquinas à natureza humana.
“livres de amarra religiosas, políticas
ou filosóficas, as pessoas se organizam em tênues de redes, em pequenos grupos
para compartilhar ideias, experiências, sentimentos, construindo e
multiplicando dezenas e milhares de pontos, de acesso á conspiração. Em
síntese, Ferguson sugere que, no momento atual, se desencadeia uma conspiração
de homens e mulher cuja nova expectativa desencadeia uma epidemia cientifica de
mudança.” (TIJIBOY IN HARMAN. P. 43)
Para viver em plenitude as pessoas
necessitam uma das outras, e as redes sociais são mais um reflexo da
necessidade humana.
As redes sociais é uma das novas formas
de socialização, onde reúne pessoas com afinidades e objetivos em comuns. A escola
sendo um lugar de formação de individuo não deve permanecer neutra mediante
esta realidade, pois, a maioria dos indivíduos que faz parte desse ambiente
possui cadastro em alguma rede social. Nesse processo de formação a mesma deve
conduzir o aluno a usar esses meios para possibilitar sua aprendizagem, pois essas
redes oferecem muito recursos para se trabalhar de forma inteligente, seja
através de grupos fechado só para os alunos, produção de texto em blog, ou link
de sites pesquisa, enfim existem inúmeras maneiras de usar as redes sociais de
forma significativas. Quando o aluno é instigado a trocar informações de uma
terminada aula, de um assunto, ou sobre um texto que leu, ao publicar nas redes
sociais elas estão contribuindo para seu aprendizado, assim o que ele sabe vai
repassando para os demais e vice-versa.
Ao proporcionar para escola essas
práticas que são realidade em casa, a escola cria novas formas de reflexão
sobre as formas adequadas para a interação nesses ambientes.