Redes sociais na aprendizagem


REDES SOCIAIS na aprendizagem

                                      


No dia 11/10/2011 foi realizado o II fórum de filosofia, na ocasião um dos grupos de trabalho tratou sobre as redes sociais na aprendizagem. Mas, precisamos entender como a tecnologia está mudando nosso cotidiano a ponto de pensarmos se o homem deve se adaptar às máquinas ou as máquinas à natureza humana.
“livres de amarra religiosas, políticas ou filosóficas, as pessoas se organizam em tênues de redes, em pequenos grupos para compartilhar ideias, experiências, sentimentos, construindo e multiplicando dezenas e milhares de pontos, de acesso á conspiração. Em síntese, Ferguson sugere que, no momento atual, se desencadeia uma conspiração de homens e mulher cuja nova expectativa desencadeia uma epidemia cientifica de mudança.” (TIJIBOY IN HARMAN. P. 43)
Para viver em plenitude as pessoas necessitam uma das outras, e as redes sociais são mais um reflexo da necessidade humana.
As redes sociais é uma das novas formas de socialização, onde reúne pessoas com afinidades e objetivos em comuns. A escola sendo um lugar de formação de individuo não deve permanecer neutra mediante esta realidade, pois, a maioria dos indivíduos que faz parte desse ambiente possui cadastro em alguma rede social. Nesse processo de formação a mesma deve conduzir o aluno a usar esses meios para possibilitar sua aprendizagem, pois essas redes oferecem muito recursos para se trabalhar de forma inteligente, seja através de grupos fechado só para os alunos, produção de texto em blog, ou link de sites pesquisa, enfim existem inúmeras maneiras de usar as redes sociais de forma significativas. Quando o aluno é instigado a trocar informações de uma terminada aula, de um assunto, ou sobre um texto que leu, ao publicar nas redes sociais elas estão contribuindo para seu aprendizado, assim o que ele sabe vai repassando para os demais e vice-versa.
Ao proporcionar para escola essas práticas que são realidade em casa, a escola cria novas formas de reflexão sobre as formas adequadas para a interação nesses ambientes.