Mathew Lipman - Pai da Filosofia para Crianças
“Se não tínhamos recebido uma educação boa, muito provavelmente tínhamos chegado a compartilhar as mesmas idéias errôneas que nos levariam a estropiar nossa educação posterior em feliz conluiu mútuo.”
Mathew Lipmam
Mathew Lipmam nasceu em 24 de Agosto de 1922 no Estado de New Jersey (EUA) e faleceu em 26 de Dezembro de 2010.
Quando falamos em “Filosofia para crianças” não se trata de ensinar a história da filosofia, ou ainda, apresentá-las às grandes correntes filosóficas, mas sim do ato de filosofar, a idéia é estimular desde a infância, o pensamento, os aspectos cognitivos, de forma que as leve à reflexão de diferentes áreas, ou seja, uma prática pedagógica que procure a aprendizagem crítica e criativa, para a autonomia do educando.
A
Expressão “Filosofia para Crianças” teve a sua criação com
estudos de Mathew Lippman, que é um dos grandes pesquisadores da
inclusão do ensino de filosofia na educação infantil. Suas obras
têm como objetivo preparar a criança para a reflexão e o exercício
do pensamento, o que se dá por meio das próprias indagações das
crianças a cerca dos objetos que estão a sua volta e lhes causa
“espanto”, ou seja, a partir da pergunta levará a investigação
daquilo que se deseja saber. Essa prática conduz a uma reflexão
filosófica, e a criança desenvolverá seu raciocínio lógico e
crítico.
A
filosofia na educação infantil é uma prática, pode-se dizer,
muito recente nas escolas, e como tudo que é novo, novidade, causa
“espanto”, “medo”, causando estranhamento no âmbito
educacional, principalmente para os educadores que não tiveram
contato com esse novo campo, gerando dúvidas e questionamentos
tais como: Como ensinar Filosofia para crianças? As crianças tem
capacidade de aprenderem Filosofia? A problematização da questão
está no fato de que vemos as crianças como seres incompletos,
incapazes de aprender, compreender, discutir e refletir sobre
aspectos abordados pela filosofia, isto é, não as vemos na sua
totalidade.
Aproximar a Filosofia da
criança, segundo Matthew Lipman, seria a melhor forma para
auxiliá-la a pensar com maior habilidade, aprender a questionar e
refletir e assim, tornar-se um adulto autônomo e emancipado e a
ferramenta mais importante que a filosofia pode pôr ao alcance das
crianças é conseguir que elas questionem e busquem a investigação.
MÉTODOS
Novelas e Romances - Denominados as histórias curtas com um único enredo ou núcleo central, escritas por Matthew Lipman.
Jogos e Brincadeiras - Ajudam no conhecimento e descoberta do mundo.